Cada vez temos mais provas que os animais são seres com sentimentos. Eles sentem alegria quando recebem um pedaço de pão, tristeza quando perdem seus filhos e temem pessoas estranhas ou ruídos altos. Hoje vamos conhecer um menino de 8 anos, chamado Dante, que descobriu que os porcos sentem muito mais do que pensamos. E ele fez isso instalando uma câmera escondida na floresta.
Os Tayassuidae, ou porcos da montanha, podem ser encontrados na América. Eles são animais sociáveis e todos vivem em rebanhos. Dante sempre teve muito interesse em animais e existem muitos porcos na área onde ele mora, então o menino gosta de os filmar e estudar.
Mas quando sua mãe lhe leu um artigo sobre eles, Dante descobriu algo intrigante. O autor do artigo escreveu que os porcos da montanha vão sozinhos para a floresta morrer, quando se sentem velhos ou doentes. No entanto, Dante não concordava muito com isso. A sua percepção era que esses animais se importavam uns com os outros e nunca deixariam um companheiro doente ou moribundo para trás.
Facebook – Center for Biological Diversity
Dante decidiu rejeitar o autor do artigo e fazer sua própria pesquisa usando suas câmeras. De acordo com investigadores, há poucos animais que lamentam seus mortos. Sabemos que elefantes, chimpanzés e golfinhos fazem isso, mas geralmente não há muita documentação sobre esse comportamento.
Então, Dante e sua mãe colocaram câmeras escondidas na floresta e conseguiram capturar algumas sequências incríveis. Eles filmaram um porco morto que teve várias visitas de seus parentes!
Facebook – Center for Biological Diversity
Os membros da família fizeram um círculo em torno de seu parceiro morto e o empurraram como se estivessem tentando devolver sua vida. Eles até se aproximaram e adormeceram ao seu lado!
Facebook – Center for Biological Diversity
Dante apresentou sua pesquisa como um projeto escolar, durante uma feira de ciências para crianças, e atraiu muita atenção. Uma das pessoas que mais reagiu às suas imagens foi a pesquisadora Mariana Altrichter, que estava presente para ver a apresentação de sua filha.
Durante a sua apresentação, Dante também referiu que tentou entrar em contato com vários investigadores da área, mas ninguém se mostrou interessado. Então, Mariana Altrichter decidiu ajudar o menino!
A mulher decidiu publicar um artigo científico sobre o assunto com a ajuda de Dante. Mariana espera que a descoberta de Dante possa levar a um melhor conhecimento desses animais. “Esta descoberta pode fazer com que as pessoas os vejam de forma diferente, como animais inteligentes que têm relações sociais mais complexas.”, disse Mariana
Menino de 8 anos coloca câmera escondida na floresta
Sim, os animais têm sentimentos e essas imagens são a prova disso. Compartilhe se concorda!
Fonte: La Biblia de los Animales / História Com Valor
Advertisement