Apesar da aparência assustadora, os grandes tubarões brancos (espécie Carcharodon carcharias) não são os maiores predadores da Terra.
Na verdade, eles recentemente têm se tornado caça nas praias da África do Sul, segundo informações da IFLScience. Só em 2017, cinco carcaças foram descobertas, com restos mortais variando entre 2,7 e 4,9 metros de comprimento. Curiosamente, todos tinham uma ferida mortal infligida no corpo, um buraco que corria as barbatanas, peitoral e fígado. Aparentemente, os tubarões foram atacados por “baleias assassinas”, que recentemente foram observadas na região.
Não é incomum que uma orca use um tubarão como presa. Diferentes populações de mamíferos marinhos são conhecidas por trocar de dieta, como algumas das subpopulações na Antártida que em determinado momento começaram a comer baleias-de-minke. As orcas fora da costa sul-africana, por outro lado, têm se concentrado em tubarões brancos, arrancando-lhes o fígado e deixando o resto da carcaça para trás.
Especialistas acreditam que elas visam o fígado de animais elasmobrânquios (como os tubarões e as raias), devido ao alto teor de energia presente no órgão. Ao contrário da maioria dos peixes, os tubarões não precisam de uma bexiga natatória para ajudar com sua flutuabilidade. Em vez disso, eles desenvolveram um fígado rico em óleos, que os ajudam no controle da profundidade e densidade dentro da água, ao passo em que também lhes fornece energia. O problema, no entanto, é que a orca também descobriu isso.
Mas impressionante do que isso só o fato de que as “baleias assassinas” estão conseguindo derrubar um grande tubarão branco de quase 5 metros de comprimento. Com base em evidências observacionais, especialistas sugerem que estes golfinhos (sim, as “baleias assassinas” são, na verdade, golfinhos!) capitalizaram um estranho estado fisiológico dos tubarões, conhecido como imobilidade tônica – estado de morte aparente caracterizado por uma paralisia temporária. Quando os tubarões entram nesta espécie de transe é a hora que ocorre o brutal ataque.
The King's Fall from Edwar Herreño on Vimeo.
Uma observação feita na costa oeste dos EUA mostrou como um grupo de “baleias assassinas” atacou um grande tubarão-branco, apagando-o, antes de segurá-lo de cabeça para baixo. A orca então afogou o predador, antes de devorar seu corpo.
Agora, por que essas carcaças começaram a aparecer de repente nas praias da África do Sul, ainda é um mistério para os cientistas. No entanto, eles prometeram manter os olhos no caso para descobrir o motivo.
Advertisement