7 coisas inesperadas que os cães podem perceber pelo olfato!

- novembro 26, 2018



O olfato dos cães é bastante avançado, e isso não é novidade para ninguém. No entanto, provavelmente você não sabia que seus cães podem detectar mudanças no nível de glicose, ou então podem perceber que você está grávida apenas pelo cheiro.


Confira, nesta lista, sete coisas inusitadas que o seu cão pode cheirar e você não sabia.

1. Mudanças no nível de glicose no sangue.





Estudos confirmam que os cães conseguem perceber quedas no nível de glicose no sangue. Eles podem identificar isso por meio do odor do nosso suor. Essa habilidade pode ser importante, por exemplo, para cães cujo dono tenha diabetes. Pesquisas mostram que os cães também podem analisar mudanças comportamentais.

Os cães podem inclusive ser treinados para realizar alguma ação ao perceber essas mudanças em seus donos. Podendo, por exemplo, ficar mais agitados ou tentar atrair a atenção do dono de alguma forma.

2. Câncer.





Segundo cientistas, o câncer faz com que as nossas células produzam um tipo específico de proteína que pode ser percebido pelos cães por meio do olfato. Pesquisas mostram que os cães conseguem obter bons resultados no reconhecimento de casos positivos de câncer de garganta por meio do hálito, e do câncer de próstata ou rins por meio da urina.

Por conta de disso, algumas clínicas especializadas inclusive utilizam cães para ajudar no diagnóstico das doenças.



3. Identidade.







Enquanto nós, seres humanos, reconhecemos as pessoas normalmente pelo rosto, utilizando uma memória visual, para os cães cada pessoa possui um odor específico. E é assim que eles conseguem distinguir, em muitos casos, com quem estão interagindo.



4. Convulsões epilépticas.







Já foi confirmado pela ciência que os cães conseguem identificar que um paciente está prestes a ter uma convulsão epiléptica com até 45 minutos de antecedência. Acredita-se que os animais tenham a capacidade de perceber algum tipo de alteração no odor das pessoas acometidas por essa condição quando elas estão prestes a ter uma crise.



5. Sua interação com outros cães.





Os cães enviam mensagens uns aos outros por meio de feromônios que podem ser encontrados em sua urina, pele, pelos e matéria fecal. Então, se você visitou um amigo que possui um animal de estimação, seu cãozinho saberá tudo sobre ele! Por isso, seu cão provavelmente ficará lhe cheirando até captar todas as informações possíveis. Isso incluirá informações sobre a raça, tamanho, saúde e outras características do cão com quem você o “traiu”.



6. Gravidez.





O nariz de um cão pode detectar mesmo as menores alterações no seu odor corporal. Se você está grávida, seu corpo passa por uma séria mudança hormonal, que é facilmente percebida pelo seu animal de estimação. Especialistas afirmam que os cães podem detectar fases muito precoces da gravidez pelo cheiro e por pequenas mudanças nos movimentos do corpo. E o comportamento deles mudará, já que você é basicamente uma nova pessoa para ele agora.




7. Uma tempestade ou furacão.





Se nós estamos cada vez mais afastados da natureza, os cães historicamente estão muito mais próximos dela do que imaginamos. E acredita-se que eles são capazes de perceber mesmo as pequenas alterações no ar, podendo prever tempestades e furacões. Tudo que um cão precisa é de um bom treinamento neste sentido.

Bônus: Já foi cientificamente provado que os cães são amigos das crianças humanas.



Para muitos isso não é nenhuma novidade, mas já foi cientificamente comprovado que os cães fazem amigas muito profundas com as crianças. E isso traz inúmeros benefícios para os bebês e crianças – ter um cão em casa pode fazer com que eles sejam mais carinhosos com as pessoas e animais, além de estimular outros bons hábitos.
Fonte:Casos interessantes
Advertisement