Cão é morto por ‘chumbinho’ em Ponta Grossa, PR.

- novembro 30, 2018



Casos de maus-tratos a animais têm crescido em Ponta Grossa. No ano de 2017, a Guarda Municipal, responsável por atender a maioria dessas ocorrências, recebeu 225 denúncias. Casos de envenenamento também são comuns, e um dos métodos mais utilizados para praticar o crime é o conhecido ‘chumbinho’, um tipo de pesticida para ratos que possui comercialização ilegal no Brasil.



Terezinha Grudeski teve o seu cão envenenado recentemente, e conta como descobriu a intoxicação pelo chumbinho. “Foi no dia 20 de outubro. Eu cheguei casa e o meu cachorro já estava sem vida. Fiquei em pânico, pois ele estava saudável, era jovem, tinha apenas 4 anos. Pelo estado que o encontrei, já suspeitei que a causa seria envenenamento. Pedi uma necropsia, que apontou resultado positivo para o chumbinho. Mesmo assim pedi o exame toxicológico, que confirmou a intoxicação”, relata.

Crime


Conforme as Leis 24.645/1934 e 9605/95, art. 32, praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, tendo como pena para o agressor, detenção, de três meses a um ano, e multa. Denúncias de casos de agressões a animais em Ponta Grossa podem ser feitas a Guarda Municipal através do número 153.



Fonte: olharanimal
Advertisement