Elefanta do zoológico de Ribeirão Preto (SP) pode ser transferida para santuário.

- 8:40 AM


O Bosque Zoo Fábio Barreto de Ribeirão Preto foi procurado por biólogos responsáveis por um santuário de elefantes, do Mato Grosso, para a transferência de uma das elefantas do local. O santuário, que está localizado na Chapada dos Guimarães, já recebeu outros três animais de zoológicos do Brasil.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, os responsáveis pelo santuário, o único do Brasil, procuraram o bosque para a transferência da elefanta Bambi, que divide o espaço com a Mayson.



O animal foi transferido para Ribeirão Preto em 2014 e, de acordo com as equipes do Bosque Fábio Barreto, desde então, tem sido trabalhado a compatibilização das duas elefantas, porém, até o momento, não houve nenhum resultado. Por isso, os animais estão tendo que ser revezados no recinto para que possam tomar sol e se movimentarem.

“Por isso, houve uma conversa sobre a transferência da Bambi, pensando-se numa condição de bem estar para elas”, explica a prefeitura através de nota. No entanto, é salientado que qualquer transferência de animais depende da anuência da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, pois é preciso ser avaliado se o local para o qual será enviado possui condições para recebê-lo.

A equipe do Portal Revide tentou entrar em contato com os responsáveis pela administração do Santuário na Chapada dos Guimarães, porém não obteve retorno até a publicação da reportagem.



O Santuário fica localizado no distrito de Rio da Casca, município da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e possui uma área de 1,1 mil hectares. A vegetação é típica de Cerrado. A reserva foi implantada com apoio de duas instituições internacionais dedicadas a elefantes, a Global Sanctuary for Elephants e ElephantVoices, que prestam treinamento e fazem pesquisas sobre o comportamento dos animais.

Fonte: olharanimal
Advertisement