4 motivos que podem fazer os cães terem medo de escadas. - Planeta dos Animais

4 motivos que podem fazer os cães terem medo de escadas.

- dezembro 01, 2018



Trauma, treinamento errado e até dores podem ser as razões pelas quais o seu cachorro está com medo de subir e descer escadas



Muitos cachorros têm medo de escadas e isso independe do seu tamanho, raça e idade. Porém, sempre existe uma razão para que esse medo exista.

Às vezes, o cachorro até já subiu escadas, mas passa a ficar com medo ou fica receoso com uma específica, talvez mais alta do que ele está acostumado. Confira alguns motivos que podem fazer com que os cães sintam medo de escadas.

1 – Medo do desconhecido

Muitos cachorros têm medo, ou apenas receio, de coisas que estão vendo pela primeira vez e escada é uma delas. Isso acontece principalmente com os filhotes, que ainda têm as patas curtinhas e, por isso, mais dificuldade com os degraus.



Apresente a novidade para o seu cão aos poucos. Se o animal já for maior, coloque-o do seu lado para ele ir seguindo seus passos. Se o cachorro for ainda um filhote, coloque-o em um degrau perto do chão para ele ir aprendendo a descer e subir aos poucos.

2 – Trauma

Assim como nós, os cães também gravam as experiências ruins que tiveram e se algo de ruim aconteceu com eles em uma escada, como uma queda, ou apenas perto de uma escada, isso vai ficar marcado e eles podem passar a evitar a escada, como medo de que aquela experiência ruim aconteça novamente.

Por isso, nunca force ou pressione um cachorro para subir ou descer escadas sozinho. Se você perceber o medo ou receio do animal, tenha paciência e ajude o animal e ensine-o novamente a descer e subir as escadas, como se ele estivesse fazendo aquilo pela primeira vez.

3 – Treinamento errado

Para evitar que os cães fiquem em certos cômodos da casa sozinhos, os tutores acabam dando um treinamento errado para os seus animais. Por exemplo, por não quererem que seus animais fiquem sozinhos no andar de cima, muitos tutores acabam brigando e sendo grosseiros com os cães ao vê-los subindo as escadas.

Ao serem repreendidos dessa forma, os cães são desencorajados e podem acabar desenvolvendo medo das escadas. Punir um cachorro por usar as escadas também pode causar bastante trauma no animal.

Para evitar que os animais fiquem indo de um andar para o outro, uma boa opção é colocar pequenos portões utilizados para proteger bebês.

4 – Problemas de saúde

Certos problemas de saúde também podem fazer com que os cães evitem e até tenham medo de usar as escadas. Artrite, displasia do quadril, ou uma lesão recente são condições onde o uso de escadas fica bem complicado para os animais, pois os movimentos de descer e subir causam muita dor.

Isso acontece principalmente em cachorros mais velhos, que aos poucos vão evitando usar as escadas.

Se você estiver percebendo que o seu cachorro até tenta usar a escada, mas logo desiste, pode não ser medo, ele pode estar com algum problema de saúde que está lhe causando dor sempre que ele desce ou sobe as escadas, e por isso ele passa a evitá-la.

Sempre observe bem o seu animal e nunca o force a fazer algo que ele tem medo ou não se sente à vontade. Tente ensiná-lo a usar as escadas aos poucos. Se mesmo assim você perceber que o medo e a fobia não passam ou que ele está sentindo dor, converse com um médico veterinário para saber o que pode estar acontecendo com o cachorro e qual a melhor de fazer com que ele fique bem.

Fonte: portaldodog
Advertisement