Cientistas da universidade da Flórida constataram que cães são capazes de oferecer valioso apoio social.

- dezembro 10, 2018
Pesquisa mostra que cães ajudam a controlar o estresse de crianças





para crianças quando estão estressadas

Por mais que fosse muito comum acreditar que os cachorros são ótimos para as crianças, os cientistas queriam ter certeza e entender como isso acontece. De acordo com os pesquisadores, a forma como aprendemos a lidar com o estresse quando criança influencia na maneira como vamos lidar com esse tipo de situação na vida adulta.

Para a realização do estudo, os cientistas recrutaram cerca de 100 famílias, que vieram ao laboratório da universidade com seus cães. Lá, crianças de 7 a 12 anos foram colocadas em situações conhecidas por seu potencial estressante e capazes de elevar os níveis de cortisol, como falar em público e fazer contas de cabeça.

Saiba mais: Animais também podem ser terapeutas e ajudar no tratamento de doenças
Enquanto respondidas as perguntas, as crianças podiam escolher a companhia de seus pai, seu cachorro ou passar pela situação sozinhas. Os pesquisadores constataram que as crianças que passaram pela situação na companhia de seus cães relataram menos estresse em comparação a quem escolheu a companhia dos pais ou passaram pela situação sozinhas.

Amostras de saliva também foram coletadas antes e após a situação de estresse para verificar os níveis de cortisol das crianças. Os resultados mostraram que para crianças que sofreram a experiência estressante com seus cães de estimação, o nível de cortisol das crianças variou dependendo da natureza da interação das crianças e seus animais de estimação.

Fonte: minhavida
Advertisement