Gatos sabem seus próprios nomes, mas fingem que não sabem.

- abril 09, 2019


Muitos donos de gatos dizem que seus felinos são capazes de atender ao ouvir seus próprios nomes. Cientistas, porém, permanecem ambivalentes sobre o assunto.

Um novo experimento fascinante sugere que isso pode realmente ser verdade para alguns gatos. Além disso, a pesquisa indica que esta é uma capacidade muito ligada ao ambiente social em que o gato vive.

Cachorros são incríveis em reconhecer seus próprios nomes, mas os cientistas têm menos certeza de que os gatos têm essa capacidade.

Uma nova pesquisa da Universidade Sophia, em Tóquio, no Japão, oferece novos dados experimentais. Eles mostram que alguns indivíduos da espécie realmente conseguem discernir seus nomes.

O trabalho, publicado na Scientific Avances, não quer dizer que os gatos entendam a concepção humana de um nome, mas mostra que pelo menos alguns gatos conseguem distinguir seus nomes de outras palavras.

Alguns tutores de gatos podem se opor, dizendo que é óbvio que os gatos respondem.

“No entanto, na ciência, mesmo as coisas mais simples e óbvias têm que ser demonstradas como verdadeiras e objetivas”, diz Carlo Siracusa.

Ele é professor associado de comportamento clínico e bem-estar animal da Universidade da Pensilvânia. Siracusa não participou deste novo estudo. “E não há estudos anteriores que especificamente responderam a esta pergunta.”

O que pesquisas anteriores diziam sobre os gatos
Pesquisas anteriores mostraram que os gatos podem reconhecer gestos humanos, expressões faciais e sinais vocais.

Atsuko Saito, o principal autor do novo estudo, publicou um artigo em 2013 mostrando que os gatos são capazes de reconhecer as vozes de seus donos.

Tirando esses insights, os pesquisadores apenas começaram a arranhar a superfície da compreensão sobre a capacidade felina de se comunicar com os seres humanos.

Daí a incerteza sobre os gatos serem capazes de reconhecer seus próprios nomes. O novo estudo foi um esforço, portanto, para provar — e fornecer evidências científicas para — algo que os donos de gatos sempre falam.

Fonte: historiascomvalor / Redação.
Advertisement