Pesquisa afirma que os cães sabem se uma pessoa é boa ou ruim.

- abril 17, 2019


Você já se perguntou por que seu cão é agressivo com certas pessoas? Se você pensou nisso, você certamente acha que a culpa é de seu amigo de quatro patas, contudo a ciência hoje nos diz que há realmente um motivo lógico que explica o comportamento de seu cão. Bem, os cães são capazes de reconhecer uma pessoa ruim, então eles fazem de tudo para afastar essa pessoa.

Os pesquisadores realizaram um experimento confirmando que os cachorros se lembram de uma pessoa “ruim”.

Já foi verificado que os cães são animais empáticos porque podem distinguir diferentes expressões faciais do homem: por exemplo, eles reconhecem perfeitamente um rosto triste. Mas para chegar à conclusão de que os cães “reconhecem” uma pessoa ruim, sem realmente ter uma expressão facial, era necessário fazer uma experiência diferente: Os pesquisadores fizeram uma experiência que envolvia o cachorro, seu dono e mais dois participantes.

Na primeira parte, o dono enfrentou dificuldades na hora de abrir uma caixa com comida no interior e acaba pedindo ajuda para um dos funcionários selecionados que lhe ajuda a abrir a caixa. Todos os cães envolvidos no experimento aceitaram a comida entregue pelo dono e pelo outro funcionário.

Na segunda parte o participante se recusa a ajudar o dono enquanto o outro olhava sem intervir. No momento de dar a camida os cachorros nunca aceitaram receber das mãos daqueles que eram “ruins” para o dono.

Os pesquisadores concluíram que os cães são capazes de formar sua própria opinião sobre os seres humanos, o que varia de acordo com a forma como eles se comportam. O estudo foi publicado na revista científica Neuroscience & Biobehavioral Reviews.

Se o seu cão rosnar, latir ou encasquetar com alguma pessoa em particular, pode ser porque em uma ocasião ele não se comportou bem com você e o seu cão percebeu. Pense bem nisso!

Fonte: vidapetnews / Paulo do Amaral
Advertisement