10 minutos de carinho em animais já diminui estresse!

- julho 26, 2019

O costume de se ter um animal de estimação em casa é comum na nossa cultura. Há quem ame seu cachorro como se fosse um filho, e se preocupe com seu gato como se fosse um irmão. Mesmo que não se espere nada em troca, cientistas descobriram que acariciar gatos ou cachorros por 10 minutos já baixava os níveis de cortisol de uma pessoa. O hormônio é liberado sob estresse emocional.



O estudo foi feito por cientistas da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, que convidaram 249 estudantes universitários para participar. Eles foram escolhidos por estar em uma fase da vida mais propícia ao estresse.

Os participantes foram divididos entre 4 grupos: os que acariciaram os animaizinhos, outros que observaram, outros que viram imagens dos animais e ainda os que não tiveram contato. Foram coletadas amostras de saliva de todos os voluntários 15 e 25 minutos após a atividade, para se medir a quantidade do cortisol presente.

Quem acariciou os gatos tinha os níveis deste hormônio bem menores do que os outros participantes, e estavam menos estressados após o contato com os bichinhos.


Como saber se estou estressado?
Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existe o Transtorno do Estresse Pós-traumático.


Os sintomas físicos de quem passou por estresse agudo são:

Dor de cabeça tensional
dor nas costas
dor na mandíbula
dores musculares em geral
azia
flatulência
diarreia
palpitações cardíacas
aumento de pressão
mãos suando

Via:Minha Vida
Advertisement