gato ou cachorro encosta a cabeça contra a parede.
Um sintoma que parece normal e inofensivo, na verdade pode revelar um agravante na saúde do seu cão ou gato. Atenção se o seu animal repousar a cabeça na parede sem se mover. Corra para o veterinário.
Este é o apelo aos donos de animais de estimação lançado no Facebook por Steunpunt voor Dieren, uma associação holandesa para a proteção de animais.
Mas porquê esse comportamento é estranho? A explicação é particularmente alarmante. Aparentemente, um cão ou gato que empurra a cabeça contra uma parede (muro ou similares), sem um motivo aparente (como para brincar ou se coçar) poderia estar sofrendo uma lesão cerebral, intoxicação, câncer, infecções, viroses e muitas outras doenças graves as quais somente um médico veterinário poderia identificar.
Conforme nos explicou a médica veterinária Dra. Julia Florios, geralmente este tipo de comportamento está associado a lesões neurológicas nos animais. Estas lesões podem ocorrer com mais frequência em animais idosos ou que já tiveram algum histórico de convulsões ou similares e também está associado ao estágio final de determinadas doenças, onde os sinais neurológicos são os últimos sintomas da doença em estado avançado.
Por esta razão é importante socorrer o animal da forma mais rápida possível. Antes deste sintoma porém, muitos outros podem aparecer dependendo de cada tipo de doença e de cada animal. O ideal é que as consultas veterinária sejam feitas periodicamente para evitar surpresas desagradáveis.
Via: greenme
Advertisement